Entrevista com David Ballot
Por : Douglas Freitas
David Ballot é um cantor e compositor nascido no interior de São Paulo que transita por varias vertentes, entre elas o Folk e indie.
A discografia do cantor consiste em um belo disco lançado em 2017 (Talvez? não sei) e alguns singles, entre eles o mais recente trabalho (Mesmo de longe – set/2018). Ballot é um artista admirável, verdadeiro em cada melodia e letra, toca o que sente na alma e com isso consegue atingir em cheio o coração de quem ouve.
Conheçam um pouco mais sobre essa grande revelação da musica brasileira.
Clique aqui e escute #Davidballot
Entrevista
EQFM: Sua musica tem muita personalidade, você transita pelo folk, rock, MPB, indie com muita naturalidade e isso é ótimo, quais foram suas influencias e inspirações para começar a compor?
David Ballot : Este disco teve influencia direta dos meus grandes ídolos. Aliás, como foi o meu primeiro trabalho autoral para o publico, eu coloquei nele um mix de estilos e nuances sonoras e poéticas. Ídolos como The Beatles, Bob Dylan, Jeff Buckley, Humberto Gessinger, Duca Leindecker, O Teatro Magico, Belchior, Oasis, The Killers, The Kooks, entre outros. Sou um leitor assíduo de poesia, grandes filósofos e pensadores brasileiros e mundiais.
EQFM: Temos a impressão que seu disco se desenvolve em cima de uma história sobre um relacionamento amoroso que termina com uma possível volta, por isso o `` talvez?não sei`` . É só uma impressão ou a temática do disco é realmente essa? Conte para nós como foi pensado esse disco...
David Ballot : A primeira canção composta pra este trabalho, foi a canção homônima ´´Talvez? Não Sei!´´. Musica que curiosamente fecha o disco. O nome e conceito do disco, flutua em torno da canção. ´´Talvez? Não sei´´ é o pensamento e sentimento filosófico, a duvida e a verdade.
Afinal? quais são as certezas?
E sim, foi um período de aprendizado emocional, talvez crescimento. O contraponto do disco, é o flerte e alusão de nossos relacionamentos com a própria vida e existência. Eu falo de Vida, eu falo de morte, eu falo de encontro, eu falo de saudade,falo sobre Fuga.
Uma curiosidade sobre as canções do disco e assim como no outros singles, sou eu no disco, sou eu na historia, são minhas conversas ali, tudo nesse disco realmente existiu.
EQFM: Muitos artistas tem preferido lançar EP´S e singles do que discos , você acredita que isso ocorra por conta de uma demanda do mercado ou tem a ver com estratégia de cada banda?
David Ballot :O mercado hoje foi reeducado e adaptado aos novos ouvintes, hoje a informação é diária, constante e dinâmica. Todos os dias parecem passar mais rápido que os de ontem ou década passada, devido a informação constante. As pessoas no geral, não escutam mais o disco full, eu acredito que só os mais interessados gostam ou possuem tempo para apreciar um trabalho com conceito e tal. Outro lance é o gasto, um disco com 12 faixas bem produzidas sai mais caro para um artista independente (Que custeia todo o processo do disco) ou até de uma Major (Grandes Gravadoras). Eu sou fã dos Discos Completos (full) é maravilhoso acompanhar seu artista preferido por sua historia e discos. Discos são os livros na estante. Singles são as cartas.
EQFM: Como você vê o atual momento da musica independente brasileira?
David Ballot: Hoje, eu David Ballot. Já ouvi, umas Mil Bandas diferente nos últimos 2 anos. Bandas com carreira e que correm atras do próprio som e identidade. Acho isso maravilhoso!
Tem gente fazendo musica de todos os jeitos e estilos, com qualidade sonora e poetica. Eles estão em todas as partes, mesmo com um pequeno publico. Uns vão se destacando mais que os outros, como é normal. Mas para mim, o mais importante é continuar fazendo musica, evoluindo junto ao próprio som. A internet é uma ferramenta poderosa, os festivais independentes também estão ai. Tem espaço pra todos, basta definir quem é o seu publico.
EQFM: Quais são os planos para o ano que vem? Tem material novo vindo por ai?
David Ballot: Eu tenho algumas ideias sim, tenho trabalhado em novas canções e jeitos diferentes do que já fiz. Quero fazer um grande segundo disco completo. Acredito que será um passo importante pra minha modesta carreira.
EQFM: Por fim, gostaríamos de agradecer pela disponibilidade, que sua carreira decole cada dia mais, muito obrigado.
David Ballot: Eu que agradeço o espaço, fico muito feliz de fazer parte desta cena brasileira de musica. De ser citado e lembrado por vocês. Um trabalho de verdade como o de vocês merece sempre muitos aplausos. Parabéns mais uma vez! Vamos em frente! Grande Abraço.
Entrevista com David ballot
ResponderExcluir