Entrevista com Teco Martins




Por: Douglas Freitas

Teco Martins é um cantor e compositor paulista ex-vocalista das bandas Luz Ametista, Sala EspacialRancore e que agora está em seu trabalho solo.
Teco leva na sua musica uma mensagem de amor e de paz de espírito e transita por ritmos brasileiros e africanos. O cantor gosta do calor do publico e costuma fazer apresentações em praças públicas, praias e eventos ao ar livre. Onde existem pessoas, lá estará Teco levando seu som a cada coração disposto a receber sua mensagem positiva.
Em 2018 o musico nos deu mais um presente lançando seu disco de estreia, o maravilhoso disco SOLAR, álbum que traz a essência de Teco em 9 canções, as quais eu destaco TODAS as musicas e faço um convite a todos para escutar esse disco e meditar em cada canção desse trabalho incrível.

Entrevista com Teco Martins.

EQFM: Olá Teco, muito obrigado por nos receber. Você é um compositor autentico, verdadeiro e isso é maravilhoso, quais foram as suas influencias para começar a compor e o que inspira seu processo criativo?

TECO : Minha principal influência pra começar a compor minhas próprias músicas foi o Candinho, guitarrista que começou o Rancore comigo quando estávamos na oitava série, ele me fez acreditar que eu seria capaz de compor e desde então nunca mais parei. A inspiração vem dos mais variados temas e sentimentos. A natureza, o amor, a tristeza, a arte e a espiritualidade acho que são os temas que mais me motivam;


EQFM: Sobre o SOLAR, o disco aborda temas como o folclore brasileiro, a relação dos sentimentos humanos e da natureza, astrologia e o amor descrito de varias formas durante o álbum. Como aconteceu o processo criativo desse disco e como ele foi pensado?

TECO: O Solar é o resultado das minhas experiências musicais anteriores somadas. Tem a vontade de viver e purificar do Rancore, a variedade musical e cultural de Sala Espacial e a espiritualidade e busca de cura através do som do Luz Ametista. Confesso que não me programei nem planejei tanto o processo de composição, foi simplesmente acontecendo, e tive um momento de retiro aonde fui acampar sozinho com meu violão e meu caderno no meio do mato ao lado da cachoeira; 


EQFM: (Ainda sobre seu disco) Gosto das melodias, da forma como as musicas são conduzidas, dessa mistura de ritmos brasileiros e africanos. Foram usados muitos instrumentos e todos soaram em sincronia durante o disco como se todos fossem um só, como um time. Quanto tempo demorou e quem produziu o SOLAR?

TECO:Quem produziu fui eu mesmo e o disco teve a co-produção do Candinho e do Chiappetta (que mixou e masterizou), o processo inteiro desde a composição até a masterização durou pouco mais de um ano mas na verdade demorou minha vida toda até agora, metade do disco gravei na roça onde moro, e a outra metade em Berlin na Alemanha, acho que essa diferença tamanha de clima, ambiente, timbres e influências fez com que o disco se tornasse mais amplo e único. 

EQFM: Por mim a turnê do SOLAR duraria para sempre , mas ate quando ela vai e quais seus planos para 2019?

TECO:Estou prestes a lançar o novo álbum do Luz Ametista e também de lançar a segunda metade do meu novo disco solo "Logos Solar", além disso nesse ano completo 10 anos de arte de rua e pretendo fazer uma turnê comemorativa a esse marco.


EQFM: Algumas pessoas ainda perguntam do RANCORE e isso é inevitável (risos), sente falta do calor do rock?

TECO:Esse assunto é longo e delicado, tem vários detalhes que a gente vai digerindo e entendendo com o passar dos anos. Sinto falta do calor do rock? Sim. Mas tem muitas coisas que cada vez mais me afastam desse formato de me comunicar com o público. Na atual fase que estou nem quero mais fazer show aonde vende bebida alcoólica ou carne. Também não quero tocar mais em lugar onde criança não possa entrar. Além do mais a cena do rock/hardcore na qual o Rancore estava inserido não é mais um lugar onde eu me sinta a vontade. Estou em processo de auto-análise e me reestruturando perante as informações que tenho recebido, mas pretendo chegar num ponto aonde os shows que eu participe estimulem as pessoas a verem alternativas a esse sistema doentio. Quero me unir a permacultura, ao movimento #vegano, alimentos orgânicos, educação física, fitoterapia, reciclagem, etc... Coisas que construam um ser humano e um planeta melhor. 

EQFM: Por fim gostaria de agradecer a você pela disponibilidade, é uma grande satisfação conversar com você, que continue levando uma mensagem positiva do ``Oiapoque ao Chuí`` e que sua carreira decole cada vez mais, muito obrigado.

TECO:Gratidão. Em 2018 fiz a tour "Do Oiapoque ao Chuí", aonde fui do extremo sul ao extremo norte do Brasil, em 111 shows, fazendo arte independente. Agradeço o interesse de vocês e de quem leu, feliz 2019, vamos juntos, beijos, PAZ


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRAZA REMIXES VOL. 1: ”ora mais dançantes, ora mais viajantes”

Retrospectiva 2018 / 18 Bandas que se destacaram

Festivais Psicodália e Saravá se unem em Circuito de Carnaval nos dias 28 e 29 de Fevereiro em Florianópolis.